Letras / letra M / Mano Zeu Rap / PEDAGOGIA LIBERTÁRIA

PEDAGOGIA LIBERTÁRIA
Mano Zeu Rap

  • Autor: DANILO GEORGES
x
Alinhamento:
Corrigir letra

Muitos acreditam que o conhecimento cientifico e o capital cultural são adquiridos somente nos modelos formais da educação. escolas e universidades.
Nessa análise predomina a hierarquia do trabalho e do capital, e não se reconhece outros modelos populares educacionais que difere da educação formal já constituída.
Um militante e intelectual brasileiro chamado mauricio tragtenberg denomina de universidades todo formação de conhecimento: contato com pessoas, lugares, experiências étnicas e religiosas e tudo que acumula experiências.
Dentro da minha trajetória pessoal enquanto sujeito histórico posso relatar que o hip-hop, o coletivo cartel do rap, a favela e o envolvimento com jovens engajados da periferia fazem parte das minhas universidades.
Dessa forma eu entendo o movimento hip-hop e a música rap como uma ferramenta da pedagogia libertária, essa pedagogia que buscou eliminar as relações autoritárias da educação.
O hip-hop em sua coletividade nada mais é que um movimento juvenil produzido por artistas que são também por vezes educadores e que também lutam por uma sociedade mais justa e igualitária. tentando romper com as relações autoritárias da sociedade representada em suas músicas pela bruta força policial.
Um pouco da pedagogia libertária está na música forte e contundente do mano zeu ao denunciar o autoritarismo desse estado burguês na letra da música “pátria armada”.
Os mc´s agem como paulo freire que utilizou um método de alfabetização para educar milhares de brasileiros com palavras e realidade do seu dia a dia .trazendo as universidades desse sujeitos para a sala de aula.
Os mc´s também cumprem esse papel de educadores conscientizando não só jovens e crianças das periferias, mas toda uma sociedade trazendo palavras e informações do seu cotidiano.
Nesse sentido o álbum brasil ilegal de autoria do mano zeu vêm para mostrar que esse cd de música não é só para ouvir e curtir é mais uma ferramenta da pedagogia libertária que os rappers conscientes vêm se apropriando.
Esse cd é um novo olhar desse país de muitas faces.
Assim como os educadores mauricio tragtenberg e paulo freire que fizeram da pedagogia uma ferramenta para libertar .
Os favelados fazem de suas práticas culturais uma ferramenta de liberdade construída diariamente com sagacidade e sentimento, “o brasil ilegal” veio também para educar e libertar!!
Alinhamento:
Corrigir letra
x

Conte para seus amigos as músicas que você curte

FECHAR

Playlist atualizada com sucesso!

Os programas existentes nesta playlist não podem ser salvos.

Apagar Todas
Comunicar erro

Sua senha é secreta. Nenhum funcionário do UOL está autorizado a solicitá-la.

© 1996-2013 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host